Conheça a origem dos vitrais

Conheça a origem dos vitrais

Quem já visitou uma igreja antiga, como as da época do Barroco, que começou em meados do século XVI, pôde notar que o uso dos vitrais é algo frequente desde aquele tempo.

Mas afinal, qual será a origem deles? Quando foram usados os primeiros vitrais? Veja algumas curiosidades.

Origem dos vitrais

Não há uma data certa para o uso dos primeiro vitrais, mas os historiadores acreditam que seja algo antigo, pois eles já eram comuns no século IX, no Oriente. Na época, eram tidos com elementos exuberantes, graças às misturas de cores que proporcionavam no ambiente, ao receberem a luz do dia.

Nessa época, era a arte gótica que mais fazia uso de vitrais. Esse costume foi influenciado pela cultura bizantina.

Embora os primeiros passos tenham sido dados no Oriente, foi no Ocidente que o uso de vitrais se fortaleceu e se espalhou rapidamente. Ele passou a ser usado com diversas finalidades, como paradosar a iluminação do ambiente, trazer harmonia para o interior dos espaço, transmitir tranquilidade e até para ter o efeito da mistura de luzes.

O uso de vitrais segue até os dias de hoje e não é só em igreja. Projetos arquitetônicos optam por eles, pois deixam a obra muito sofisticada.  Os vitrais se tornaram uma cobiçada peça de decoração.

Onde usar os vitrais?

Qualquer ambiente aceita o uso de vitrais, desde a sala da sua casa, até o escritório da sua empresa. É uma forma não apenas de cobrir uma janela, mas também de valorizar o espaço ou renovar completamente a decoração apenas com a instalação de vitrais.

Claro que para que seja um sucesso, é necessário escolher as imagens certas para colocar. Se a sua ideia for usar vitrais em casa, a dica é optar por florais, que são bonitos, atraentes e, ao mesmo tempo, trazem aconchego e suavidade para o lar. Esses são para quem gosta do estilo clássico.

Já se você procura um pouco de modernidade, aposte nas formas geométricas. Use em salas, quartos, jardim de inverno e até mesmo no banheiro.

Os vitrais também podem ser aplicados no ambiente de trabalho. Em clínicas e escritórios, por exemplo, podem ser usados no hall de entrada para embelezar. Também é possível usar na divisão de salas de escritório, deixando o ambiente mais suave e bonito.

Viu como os vitrais podem mudar completamente o ambiente da sua casa? Há algum local que você gostaria de colocar? Com qual desenho? Conte pra gente nos comentários!

Comentários

Perguntas realizadas para: "Conheça a origem dos vitrais"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Últimas Publicações

Solicite um Orçamento