Manta Asfáltica: Saiba suas funcionalidades?

Manta Asfáltica

A manta asfáltica é uma opção de impermeabilização de imóveis repleta de vantagens, pois sua relação custo-benefício agrada a qualquer usuário, tornando-a cada vez mais comum nas edificações.

Todo imóvel precisa ser impermeabilizado, sem esse cuidado, as edificações ficam sujeitas a infiltrações, que podem manchar a parede interna do imóvel. Com o passar do tempo, o acúmulo de água também pode causar vazamentos e danificar toda a estrutura da edificação. Por conta dessa intempérie, é sempre fundamental investir em soluções como a manta asfáltica.

Uma manta asfáltica comum, é composta por cinco camadas. A primeira é um filme de polietileno, que caracteriza sua estrutura externa, depois, há uma camada de asfalto modificada, ideal para a impermeabilização de espaços. No centro da manta há um material estruturante, geralmente um filme de polietileno ou poliéster. Em seguida, há uma nova camada de asfalto modificado e, em seguida, seu acabamento. O acabamento do material pode ser feito de polietileno, alumínio ou outro.

A norma técnica que regulamenta o uso da manta asfáltica no Brasil é a NBR 9952 – Manta Asfáltica com Blindagem para Impermeabilização – Requisitos e Métodos de Ensaio, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Através dela, os responsáveis ​​pelas obras obtêm orientações de segurança e de aplicação da impermeabilização em lajes e coberturas.

Conheça os tipos de manta disponíveis:

Tipos de manta asfáltica

Além dessas classificações, as mantas podem ser divididas de acordo com seu tipo de acabamento. Nestes casos, há aqueles com ardosiado, geotêxtil, polietileno, alumínio e outros. Entre todos, os mais comuns são o alumínio, o poliéster e o polietileno.

Manta asfáltica de alumínio

Uma manta asfáltica de alumínio serve tanto como proteção contra umidade quanto como isolante térmico e acústico do imóvel. O material é indicado para lajes e coberturas não transitáveis ​​ou inclinadas. Também pode ser aplicado em telhados de barro, zinco, fibrocimento, com telhas ecológicas e outros.

Uma das vantagens da manta de alumínio é que ela elimina a necessidade de proteção mecânica. Ou seja, a instalação do contrapiso. Se a manta for instalada em telhado, é importante que ela siga o formato das telhas, sendo vedada a cada uma delas.

Manta asfáltica de poliéster

A manta asfáltica de poliéster é adequada para uma infinidade de espaços. Pode ser instalado em floreiras e floreiras, muros de contenção, lajes transitáveis, piscinas e tanques de piscicultura. Assim como em caixas d’água e reservatórios, pisos de estacionamento, paredes verticais, terraços, varandas e nas chamadas áreas frias (quartos como banheiro, cozinha e lavanderia). É necessário instalar o contrapiso, sobre uma base intermediária de papel Kraft.

Manta asfáltica de polietileno pré-moldada

Por fim, a manta asfáltica de polietileno pré-moldada é indicada para áreas maiores que 100 metros quadrados. São ideais para terraços, espelhos d’água, piscinas elevadas e lajes transitáveis. É interessante que este tipo de manta seja sempre instalada com espessura mínima de 4 mm.

Dicas para a instalação da manta.

Instalar mantas em áreas úmidas é evitar uma série de problemas em seu imóvel, é sempre interessante avaliar o tipo de impermeabilização ideal no projeto da edificação, para assim, toda e qualquer estrutura poder ser montada com base no que será necessário para a instalação do sistema de proteção hídrica.

Lembre-se de contar com um engenheiro ou arquiteto especializado, pois eles terão facilidade em planejar e executar as etapas necessárias. Além disso, porque o tipo de manta asfáltica irá variar de acordo com as características da obra.

Se necessário, a manta também pode ser instalada em prédios já concluídos e/ou em uso há anos. Geralmente é uma ótima solução contra a infiltração, nesses casos, é importante contratar uma empresa especializada para avaliar o espaço. Desta forma, poderá definir o tipo de material mais interessante para a edificação.

Confira também: Como funciona a espuma expansiva 

Comentários

Perguntas realizadas para: "Manta Asfáltica: Saiba suas funcionalidades?"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Últimas Publicações

Solicite um Orçamento