Silicone neutro: Qual a diferença entre o silicone acético?

silicone neutro

Silicone neutro ou acético, são materiais igualmente úteis, pois são adequados para diferentes ambientes e usos. Vamos explorar um pouco esse mundo e trazer os pontos fortes e fracos de ambos, bem como qual material é adequado para cada tipo de projeto. O Silicone acético é um selante que libera acetato/ácido acético durante o processo de cura selante, que é geralmente conhecido por ter um cheiro forte como vinagre.

Enquanto o silicone neutro é uma substância que libera álcool ou não é ácida durante o processo de cura, além de se caracterizar por não ter cheiro.

O que é o silicone acético

Este material de silicone é feito com ácido acético, que é uma substância encontrada como componente principal do vinagre e a primeira coisa que você notará ao usar o selante de silicone acético é seu forte cheiro de vinagre. Ao contrário do vinagre em sua despensa, no entanto, o acetoxi é bastante corrosivo, o que, como discutiremos em breve, afeta a maneira como o silicone deve ser usado.

Silicone acético se destaca em:

  • Espaços interiores que não estarão expostos a temperaturas extremas ou clima variável.
  • Projetos sensíveis ao tempo.
  • Pessoas que estão preocupadas com seu orçamento de silicone.
  • Materiais que podem resistir a um ambiente altamente ácido.

Uma das maiores vantagens dos selantes acetoxi é que eles secam significativamente mais rápido do que o silicone de cura neutra, geralmente fica livre de aderência em poucos minutos, embora seja importante entender que ele não estará totalmente curado por até 24 horas. No final do dia, o tempo de secagem rápido do acetoxi é uma vantagem, especialmente para quem trabalha em um projeto sensível ao tempo.

Porém, a alta concentração de ácido acético encontrada no silicone acético é altamente corrosiva. Isso pode causar descoloração quando usado em pedra natural, ou quando usado em materiais betuminosos como tapetes, pode fazer com que o betume “sangre”. O ácido acético também pode danificar certos metais, como latão e cobre, além de ser perigoso para eletrônicos sensíveis, pois os vapores resultantes podem causar danos.

O que é o silicone neutro.

Como o nome indica, o silicone de cura neutra funciona de uma maneira diferente da calafetagem acética, isso porque o silicone neutro libera álcool após a secagem, em vez de depender de substâncias altamente corrosivas, como o ácido acético.

Silicone neutro se destaca em:

  • Espaços exteriores e áreas que serão expostas a uma série de condições meteorológicas.
  • Projetos que não são urgentes.
  • Pedras, metais sensíveis e outros materiais que podem ser danificados pela acidez.

As vantagens do silicone neutro

Como o silicone de cura neutra não cria um ambiente ácido, é a solução perfeita para calafetar materiais que seriam danificados pelo selante acético, como pedras, latão, cobre, materiais betuminosos e qualquer espaço que esteja próximo a eletrônicos sensíveis. O silicone de cura neutra também se destaca por ser melhor para uso externo porque é mais resistente às intempéries do que seu equivalente acético.

O tempo de secagem é mais longo do silicone neutro, isso pode ser uma desvantagem para quem espera terminar seu projeto o mais rápido possível. Pessoas que usam quantidades industriais de selante de silicone também podem ser dissuadidas de usar por causa de seu alto preço.

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir qual o melhor material para impedir infiltração nas telhas

Comentários

Perguntas realizadas para: "Silicone neutro: Qual a diferença entre o silicone acético?"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Últimas Publicações

Solicite um Orçamento