MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ALTERNATIVO: CONHEÇA ESSE CONCEITO

Tijolo, brita, cal, cimento, ferro e areia são alguns exemplos bastante populares de materiais de construção usados em boa parte das obras no Brasil e no mundo.

Eles, contudo, não são os únicos.

De fato, hoje em dia existe à disposição daqueles que vão construir ou reformar uma série de materiais de construção alternativos, que muitas vezes não são apenas melhores no sentido ecológico, mas também mais acessíveis.

Abaixo iremos listar alguns dos materiais alternativos mais interessantes da atualidade, assim como suas vantagens.

TIJOLO ECOLÓGICO

O tijolo ecológico recebe esse nome principalmente por conta de seu processo de fabricação, que é diferenciado; ele dispensa o uso de um forno e, portanto, energia, não necessitando de lenha para aquecê-lo e, consequentemente, não sendo o responsável pela produção de gases que contribuem para o efeito estufa.

Fora isso, sua composição é basicamente terra e cimento, havendo uma economia de até 70% de concreto e argamassa e 50% de ferro.

MADEIRA PLÁSTICA

Esse tipo de “madeira”é feita de plásticos reciclados e resíduos vegetais.

Ela é resistente à cupins, roedores e corrosão. Além disso, ela não empena ou racha, não sendo preciso trocá-la ou substituí-la com a mesma frequência que uma madeira normal iria requerer.

BAMBU

O bambu está presente na natureza em abundância. Além disso, ele é capaz de se renovar com rapidez, podendo ser colhido anualmente sem que haja danos ambientais.

Ele é uma excelente alternativa ao aço, concreto e, claro, a madeira comum.

CIMENTO ECOLÓGICO

O cimento ecológico não é novo no mercado, mas apenas recentemente ele está sendo mais utilizado.

Ele é feito a base de resíduos industriais de siderúrgicas e possui excelente durabilidade, sendo considerado até mesmo mais estável em certas aplicações do que o cimento comum.

TELHA ECOLÓGICA

A telha ecológica é feita de resíduos sólidos, tal qual o papel, o plástico e o metal.

Ela possui alta durabilidade e resistência, sem falar em um alto poder de refletividade, sendo capaz de rebater a luz solar e deixar o ambiente mais fresco e agradável.

Um excelente exemplo de telha ecológica é a telha PET, vendida pela Distel. Ela é leve, durável, translúcida e extremamente versátil.

Se você quiser saber sobre esse tipo de telha ou até mesmo outros materiais, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer a ampla gama de produtos que possuímos em nosso portfólio. 

Comentários

Perguntas realizadas para: "MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ALTERNATIVO: CONHEÇA ESSE CONCEITO"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Últimas Publicações

Solicite um Orçamento