Coletores solares podem prejudicar o danificar seu telhado? Entenda

Qual a importância das correntes naturais em obras? 1

Está pensando em investir em energia solar? A economia é boa e o produto é ecologicamente correto, mas há muitas pessoas que temem que a estrutura do telhado seja danificada com a colocação dos coletores, também chamados de placas.

Embora quando instalados corretamente eles não tragam nenhum dano, é preciso que o telhado esteja firme e em boas condições para suportar as placas. Por isso, antes de realizar a instalação, é necessário fazer uma boa avaliação e ter a certeza de que a estrutura está preparada para que seja feita a adoção da energia solar fotovoltaica em casa.

Detalhes importantes antes de instalar o coletor solar

A primeira coisa que você precisa saber é que é possível instalar os coletores fora do telhado, mas não é economicamente interessante. Além de sair mais cara, a instalação de placas solares fora do telhado requer um espaço grande no solo e nem sempre a propriedade conta com isso.

Assim, na maioria das vezes, o telhado torna-se o melhor local. Porém, ele deve seguir algumas regras, para melhorar o funcionamento do produto. O ideal é que ele seja voltado para o norte ou, em segundo plano, que seja inclinado para leste.

Quando isso não acontecer, será necessário fazer uma estrutura diferente sobre o telhado, para que os coletores possam ser colocados na posição certa. Isso se faz necessário para que a placa receba os raios solares de forma que consiga aproveitar a energia.

A inclinação do telhado também é importante no processo. Contudo, se ela não for adequada, é possível ajustar isso com a estrutura que será fixada sobre ele.

É preciso avaliar o telhado antes de instalar

Antes de instalar os coletores de energia solar, é necessário avaliar muito bem as condições do telhado. Será que ele está pronto para suportar um peso a mais? No geral, essas placas duram pelo menos 30 anos. É interessante que a estrutura esteja pronta para isso, para evitar a necessidade de manutenção antes do prazo.

Por isso, antes de preparar o suporte, é interessante ter a certeza de que o telhado está bom, com madeiras firmes e se telhas quebradas. Caso haja alguma imperfeição, é indicado corrigi-la.

Vale ressaltar que o coletor poderá ser instalados sobre todos os tipos de telha, incluindo as de barro e as de eternit que possuam estrutura metálicas. Porém, é importante ter muito cuidado com o sombreamento do telhado. Árvores e até mesmo a antena da TV podem prejudicar a captação da energia solar. Já quanto ao número de placas que será instalado, vai depender da área da superfície.

Gostou das dicas? Temos o material que você precisa para fazer a correção no telhado da sua casa. Entre em contato conosco!

Comentários

Perguntas realizadas para: "Coletores solares podem prejudicar o danificar seu telhado? Entenda"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Últimas Publicações

Solicite um Orçamento