Publicado em 24/12/14 por Distel Telhas

Telha de Pet Injetado TradiçãoTelha de Pet Injetado Romana R 10Telha de Pet Injetado Coppo Veneto

Ecologicamente corretas, as telhas feitas com garrafa PET reciclada podem retirar do meio ambiente esse material que é tão poluente e que demora muito tempo para se decompor. O melhor de tudo isso é que além de ser uma telha “ecologicamente correta”, ela também traz vantagens para a construção.

De acordo com um estudo realizado por um grupo de alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), quando as telhas são produzidas com PET (politereftalato de etileno) reciclado, elas chegam a ser melhores do que as de cerâmica. A pesquisa foi denominada “Utilização de telhas de PET reciclado na construção civil”, realizada por Maria Franciscon e parceiros da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e foi publicada no mês de junho de 2010 na Revista Ciências do Ambiente On-Line.

De acordo com a pesquisa, a fabricação da telha em PET é mais cara, mas ao mesmo tempo, elas retiram do ambiente esse material nocivo que leva mais de 400 anos para se decompor. “Como outros exemplos dos benefícios que a reciclagem desse material traz para a sociedade e o meio ambiente, estão a economia de petróleo, um recurso natural não renovável e a economia de energia no processo produtivo”, disseram os autores no artigo.

Além de tolerar uma temperatura maior (85º contra 50°C da cerâmica), as telhas feitas de PET são mais leves. Com isso, precisam de uma estrutura menos reforçada do que as de cerâmica, o que pode baratear o custo do telhado. É possível usar esquadrias de alumínio, plástico entre outros materiais mais econômicos. As telhas de PETnão são porosas, ou seja, não acumulam água, evitando o desenvolvimento de bolor. Assim, não precisam ser limpas com frequência.

Com todas essas vantagens, as telhas de PET, mesmo tendo uma produção mais cara, acabam permitindo a construção de um telhado mais econômico, além de ter uma manutenção mais prática e fácil de ser feita, ou seja, é uma ótima escolha para colocar na sua construção!

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso