Nada mais eficaz para impermeabilizar uma construção do que as mantas asfálticas, um material desenvolvido para proteger interiores da ação do tempo e das intempéries prolongando assim a vida útil da construção, por isso, quando se diz que a vida útil de uma casa se dá a sua cobertura, não ache exagero.
Sabemos da necessidade de nos precavermos contra possíveis infiltrações, além de ser um incômodo, ainda podem trazer males a nossa própria saúde, como por exemplo: Proliferação de fungos, bolor ou mofo que trazem um mal cheiro para os interiores, sem mencionar possíveis problemas respiratórios.

A manta asfáltica é produzida com produtos que garantem a eficácia na proteção dos interiores, as mantas são feitas a partir de asfalto modificado e ainda conta com adição de armados de fios de polietileno, de poliéster e ainda, borracha butílica ou PVC plastificado para melhores resultados. Devido aos materiais empregados são bem resistentes a tração, furos ou rasgamento, ou seja, é um material de durabilidade comprovada que com certeza garantirá proteção a sua casa.

Um fato importante para se observar no quesito mantas asfálticas é a quantidade que existe no mercado, saiba que cada tipo de manta asfáltica possui um destino especifico, por isso, antes de sair comprando uma solução para sua obra, consulte um profissional ou alguma empresa especializada neste tipo de produto para saber qual a melhor atende suas expectativas, uma boa opção é a Distel que terá o prazer de atende-lo e explicar de maneira clara e profissional a melhor manta asfáltica para sua obra.

Para você ter uma ideia da quantidade de possibilidades de mantas asfálticas no mercado, existem mantas projetadas para obras com variações dimensionais, para locais com movimentos estruturais e etc. As mantas asfálticas simples contas com duas faces revestidas com filme polietileno, mas também podem possuir cobertura de granulometria fina, aquelas com grânulos minerais revestidos com filme de alumínio reflexivo, mantas destinadas a proteção solar e etc. Mas para você ter uma ideia, abaixo segue algumas mantas e os materiais utilizados.

  • Filme de Polietileno: É o tipo mais comum e melhor custo benefício.
  • Filme de Poliester: Manta com resistência de perfuração. Ótima para brotos de jardim, raízes de plantas, floreiras em geral.
  • Filmes de PVC: De custo elevado, porém com resistência mecânica e, caso não seja utilizado os materiais certos pode perder flexibilidade.
  • Véu de Fibra de Vidro: Esse tipo de manta só é utilizado em situações extremas já que possuem um custo muito alto.

 

Mantas Asfálticas pré-moldadas

  • De Alumínio: Esse tipo de manta dispensa proteção mecânica, ou seja, contrapiso, no entanto, quando for utilizada para telhados deve seguir o formato das telhas, moldando-se a elas. Ótima para isolamento acústico e térmico.
  • De Poliéster: São recomendadas para lajes transitáveis ou inclinadas e é necessário receber um contrapiso que deve ser feito à base de feltro asfáltico ou papel kraft, neste caso é importante observar as recomendações do fabricante. Ótima para floreiras, paredes verticais, reservatórios, piscinas, estacionamento e etc.
  • Pré-moldada de Polietileno: São recomendadas para lajes transitáveis planas ou inclinadas, para áreas superiores a 100m2 é aconselhável utilizar espessura de 4mm. Recomendado para áreas frias como banheiros, porões, áreas de serviço, piscinas elevadas, terraços e etc.

 

Onde empregar a manta asfáltica:

Como dito acima, as mantas asfálticas podem ser empregadas em diversas superfícies que precisem de uma impermeabilização, tais como: jardineiras, canais de irrigação, caixas d’água, reservatórios, piscinas, lajes transitáveis, planas ou inclinadas, pisos de cozinha, banheiro, terraços, sacadas, porões e sacadas.

Sobre o material

As mantas asfálticas pré-moldadas podem ser encontradas nas seguintes características:

  1. Em rolos de 10m2/cada, apesar de ser a maioria, pode haver uma variação de tamanho dependendo da marca.
  2. De espessura de 3,4 e 5mm, a espessura recomendada pela NBR 9952 é a de 3mm e as de 4mm são recomendadas para áreas com mais de 100m2.
  3. Preços: o valor pode variar entre R$ 20,00 a R$ 200, e dependendo do tipo da manta asfáltica adquirida e necessária.
  4. Garantia: é importante observar as recomendações do fabricante e atentar para aplicação profissional, mas comumente é dado cinco anos de garantia neste tipo de serviço.

 

Noções básicas para aplicação de mantas

As mantas podem ser aplicadas em diversos tipos de superfícies, como: Cimento, alumínio, zinco, amianto, madeira e etc. Mas é preciso observar o caimento da superfície, as regiões próximas a ralos devem conter uma inclinação de 1mm para uma melhor funcionalidade, esse tipo de detalhe deve ser realizado por um profissional especializado devido a necessidade de ser feito com auxílio de um maçarico. Isso sem mencionar todos os equipamentos de segurança, algo fundamental para manter a integridade do aplicador.

  • Tipo de aplicação 1: o asfalto é derretido em uma caldeira e depois lançado sobre a superfície, logo em seguida, é aplicado sobre o asfalto derretido a manta asfáltica.
  • Tipo de aplicação 2: Neste caso, duas demãos de primer asfáltico, depois de seco, inicia-se o processo de assentamento da manta, começando pelo lado mais baixo do terreno para que as possíveis emendas acompanhem a inclinação do escoamento. A maioria dos fabricantes recomendam 10mm como medida de sobreposição e as emendas devem ser biseladas.

Depois da manta aplicada é o momento de garantir a proteção mecânica de seu investimento, ou seja, é comum depois de sua aplicação receber uma camada de argamassa de cimento e areia para manter a integridade do produto, evitando contato com as variações climáticas, principalmente os raios solares, mas também para proteger contra quedas de objetos, trafego de veículos, isto é, se a casa for acessível a movimentação. Também pode ser protegida com material solto, como por exemplo: brita, argila, dolomita e etc. Já as mantas asfálticas aluminizadas não possuem a necessidade de proteção mecânica.

Algumas observações importantes:

Além das informações acima, decidimos deixar claro alguns adendos importantes que precisam ser observados para um melhor aproveitamento de sua manta asfáltica.
Projeto de impermeabilização: um ponto importante a ser levado em consideração é: consultar um profissional, como arquiteto ou engenheiro para que as cargas sejam calculadas e tudo corretamente projetado, algo que pode evitar problemas futuros na sua instalação.

  • Material não pode ter contato com a pele: É necessário cuidado para que os produtos utilizados não tenham contato com a pele, por isso, é preciso atentar para os materiais de proteção. Caso haja contato, lavar bem nos primeiros quinze minutos e depois utilizar hidratante, se por ventura já ter secado, oléo vegetal e logo após hidratante.
  • Teste de Estanqueidade: Durante as primeiras 72 horas é necessário manter uma lâmina de água sobre a superfície para ser observado possíveis infiltrações, depois deste teste pode ser utilizado um jato d’água para verificar a impermeabilização ao substrato.
  • Consumo apropriado: Primer manta Vedacit 300ml/m2, Manta asfáltica Vedacit 1,15m2/m2.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*