Como as telhas de vidro espantam infestações de morcegos
As infestações de morcegos podem ocasionar diferentes doenças, além de proporcionarem o mau cheiro ao ambiente. Comuns em locais urbanos e rurais, os morcegos costumam ficar instalados em telhados e nos forros das casas em geral. Existem três espécies do animal sendo elas: frugívoras, as quais consomem frutas, as insetívoras, que se alimentam de insetos e a espécie hematófaga, conhecida por consumir sangue.

A hematófaga é considerada a espécie mais perigosa, pois pode transmitir vírus da raiva e demais infecções aos animais mordidos por eles. As demais espécies são consideradas importantes para o meio ambiente, já que equilibram a proliferação de insetos e polinizam as plantas.

Principais causas da infestação de morcegos

Os morcegos costumam aparecer no período noturno e com o amanhecer do dia buscam locais escuros como segurança, diante disso, o número de animais tende a aumentar rotineiramente. No entanto, matar morcegos é crime, em caso de proliferação do animal é necessário contatar órgãos competentes para a retiragem da espécie.
Doenças transmitidas por morcegos

Transmitida para seres humanos, a raiva é uma doença causada pelo vírus da família rhabdoviridae e do gênero Lissavirus. A patologia tem como contaminação cães raivosos e pode ser transmitida por saliva e feridas do animal. Os primeiros sintomas da Raiva são mal estar e dor de cabeça. O morcego contaminado pode transmitir a doença por mordidas e também por fezes.

Além da raiva, a Histoplasmose também é uma patologia causada por fezes de morcegos e aves. Dentre as transmissões da doença estão à inalação de conídios, que consistem em esporos assexuais dos fungos. No organismo, a doença desencadeia sintomas nos alvéolos pulmonares, o que pode resultar em inflamações. O tratamento da Histoplasmose pode variar conforme as características do paciente, sendo necessário um acompanhamento clínico de longo prazo.

Outra doença transmitida pelas fezes do morcego é a Salmonelose, encontrada em alimentos não higienizados corretamente. A patologia pode ser transmitida por carnes, aves, leites e ovos, os quais estejam infectados por fezes de morcego ou não foram lavados corretamente.

Aqueles que não lavam as mãos após utilizarem o banheiro e antes das refeições estão sujeitos a Salmonelose. Dentre os sintomas causados estão à diarreia e dor abdominal. O tratamento consiste no acompanhamento clínico, na prática correta de higienização dos alimentos e das mãos.

Estratégias para evitar morcegos

Comuns em residências, uma tática utilizada pelos moradores para afastar morcegos é o armazenamento correto de frutas na geladeira, o que impede a localização do odor pelos animais. Caso o morcego persista em aparecer evite provocá-lo, pois ele pode ficar assustado e sair voando pelas portas ou janelas. Além disso, se o morcego não tocou ou mordeu ninguém não é motivo de preocupação, já que não há risco de transmissão de doenças.
Se notar a presença de morcegos mortos nos forros ou telhados não retire o animal sem proteção nas mãos, pois eles podem transmitir doenças. Nesse caso é recomendado aplicar inseticida a fim de acabar com os ácaros deixados pelos morcegos, em seguida é necessário retirar urinas e restos de fezes dos animais, sendo uma forma de impedir que os fungos se procriem.

Locais iluminados e seguros

Para evitar a presença de morcegos e futuras doenças, o investimento em lâmpadas artificiais é vantajoso, pois os animais tendem a abandonar o local. A instalação de telhas de vidro é uma das melhores soluções, já que o material permite a entrada de luz do sol no local e espanta naturalmente os morcegos que habitam no forro do telhado. Além de atribuírem uma decoração moderna ao ambiente, as telhas de vidro são materiais resistentes e certificados conforme as normas de segurança para produção.

Para minimizar a proliferação de morcegos e demais animais residenciais invista em telhas de vidro e demais modelos fornecidos pela Distel Telhas, tudo para telhados.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso