CASA ECOLÓGICA: TRANSFORMANDO SUA RESIDÊNCIA COM DICAS SIMPLES!

CASA ECOLÓGICA: TRANSFORMANDO SUA RESIDÊNCIA COM DICAS SIMPLES!

Segundo pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (que é mais conhecida por seu acrônimo, ONU) a população do planeta terra atingiu a marca de 7,2 milhões de pessoas no ano de 2013.

Agora imagine o tamanho do desafio que é atender as necessidades alimentícias e energéticas de todas essas pessoas.

É de se espantar que estejamos acabando com nosso planeta nesse processo?

Um número crescente de pessoas, no entanto, tem acordado para essa realidade e buscado formas de viver em comunhão com o planeta.

Se você faz parte desse grupo e deseja ter uma casa ecológica, confira o texto que nós, da Distel, preparamos para você.

SEPARE O LIXO

A maior parte das pessoas produz diariamente uma grande quantidade de lixo. Parte dele precisa ser realmente descartado; um volume considerável, contudo, pode (e deve) ser reutilizado.

Por esse motivo, é importante que em sua residência você procure separar diariamente o lixo orgânico do reciclável.

Para tanto, basta colocar em sua cozinha não uma, mas duas lixeiras; em uma será jogado apenas lixo orgânico, como por exemplo casca de ovo, frutas e restos de alimento; na outra, apenas material reciclável, como latas, garrafas de plástico, papel e afins – aqui vale uma dica: antes de jogar embalagem, procure passar uma água na mesma e tirar quaisquer resíduos de alimento que possam ter ficado nela; se você estiver jogando um pote de iogurte, por exemplo, tire o excesso antes.

ELIMINE (MELHOR) RESÍDUOS ORGÂNICOS

Se você quiser tornar o processo de separo do lixo ainda mais fácil, considere investir em um triturador de alimentos.

Antigamente os trituradores eram itens de luxo, destinados apenas à cozinha dos mais abastados. Hoje em dia, no entanto, eles são bem mais acessíveis, sendo artigos excelentes, que compensam rapidamente o investimento; um triturador não apenas reduz o volume de lixo orgânico e facilita a vida daqueles que o possuem, mas também acaba com o mal cheiro típico desse tipo de resíduo.

UTILIZE ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE

Apesar de parecer óbvia, essa dica é, possivelmente, uma das mais importantes.

Sem dúvida, uma larga parcela das pessoas usa diariamente água de forma desregrada; tomam banhos longos, lavam a calçada com mangueira, escovam os dentes ou fazem a barba com a torneira aberta, dentre uma série de outras coisas.

Não é de se espantar, então, que muitas cidades estejam passando por crises hídricas e/ou de abastecimento.

Se cada um de nós usar água com parcimônia, evitando tomar banho longos, lavando a calçada e/ou jardim com baldes ao invés de mangueira e lembrarmos de fechar a torneira sempre que possível, tal situação pode ser facilmente revertida.

APOSTE EM NOVAS FORMAS DE ENERGIA

A rede elétrica da maior parte das cidades brasileiras está saturada. Por esse motivo, o valor da energia elétrica aumenta quase que diariamente.

Uma boa pedida, portanto, é apostar em formas alternativas de energia elétrica.

Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, uma das mais viáveis para a maior parte dos lares brasileiros é a solar.

Se você não tem experiência com esse tipo de método de energia, saiba que ela é capaz de suprir boa parte da necessidade energética de uma casa.

Muitas pessoas, no entanto, relutam em investir em energia solar por acreditar que o custo dela é proibitivo e que ela é consideravelmente delicada, estando sujeita a quebras e defeitos constantes.

Nenhum desses argumentos tem base.

De fato, a energia solar requer um certo nível de investimento inicial. Tal investimento, contudo, é pago rapidamente, haja vista que a economia na conta de luz proporcionada por esse tipo de tecnologia costuma ser considerável.

Quanto à delicadeza de tal equipamento, hoje em dia existem diversas formas de proteger as placas sem prejudicar o seu funcionamento, como por exemplo as telhas de vidro (mais sobre isso adiante).

DISTEL: TUDO PARA TELHADO

Conforme mencionado, uma das melhores formas de viver de maneira sustentável é diminuir seu consumo elétrico e apostar em novas fontes de energia.

Se você deseja investir em placas solares, faça isso sem medo; esse tipo de tecnologia é altamente confiável e as placas podem ser facilmente protegidas com telhas de vidro, que são capazes de protegê-las contra qualquer tipo de intempérie.

Fora isso, considere colocar em sua residência mais vidro, como por exemplo elementos vazados e blocos translúcidos, que são capazes de aprimorar a iluminação natural do local e, com isso, fazer com que você utilize menos eletricidade.

Caso você tenha se empolgado com a ideia de investir em telhas de vidro, seja para proteger placas solares ou para aprimorar a iluminação natural de sua residência, não deixe de falar com a Distel, uma empresa especializada não apenas em elementos vazados, blocos e telhas de vidro, mas também em cubas e outros tipos de produtos.

Comentários

Perguntas realizadas para: "CASA ECOLÓGICA: TRANSFORMANDO SUA RESIDÊNCIA COM DICAS SIMPLES!"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Últimas Publicações

Solicite um Orçamento