Publicado em 28/09/17 por Distel Telhas

Saiba tudo sobre jardins de inverno
Você já ouviu falar em jardim de inverno? Talvez o nome lhe pareça estranho a princípio, porém esse tipo de jardim está se tornando cada vez mais popular, sendo instalado tanto em residências como em empresas e locais públicos.

O QUE É ESSE TIPO DE JARDIM?

Se você estranhou o nome, saiba que um jardim de inverno nada mais é que um jardim criado dentro de um local fechado e não na área externa – daí o seu nome. Ele pode ser tanto grande como pequeno e ser decorativo ou funcional (possuindo bancos ou mesas, por exemplo), dependendo da disponibilidade de espaço e dos gostos da pessoa.

A procura por esse tipo de jardim cresceu muito a partir do momento que as pessoas começaram a perceber que ele é uma excelente forma de deixar os ambientes mais aconchegantes, com um toque de vida e uma certa proximidade da natureza.

QUAIS TIPOS DE PLANTA SE UTILIZA EM UM JARDIM DE INVERNO?

Para se fazer um jardim de inverno costuma-se utilizar plantas que não necessitem de muitos cuidados, como por exemplo as suculentas, a palmeira, os cactos, o antúrio, a begônia, a babosa e a lança de São Jorge. A escolha das plantas, aliás, é um dos passos mais importantes para garantir que você monte um jardim que não necessita de muita manutenção, ficando belo até mesmo quando o tempo para cuidar dele é escasso.

Vale ressaltar, ainda, que muitas pessoas gostam de criar um jardim de inverno funcional, com muitas ervas e temperos, que podem ser utilizados para cozinhar ou fazer chás, por exemplo.

ALÉM DAS PLANTAS, O QUE MAIS EU POSSO UTILIZAR?

Além das plantas, muitas pessoas costumam utilizar, na hora de fazer um jardim de inverno, muitas pedras, em geral de cor clara, para compor o visual do local. Fora isso, também podem ser colocados vasos de diferentes tamanhos, prateleiras de madeira, plantas suspensas e até mesmo cascatas d’água para incrementar a decoração do jardim – há quem crie até um lago artificial em seu jardim de inverno e coloque carpas e outros peixes por lá.

MEU ESPAÇO É MUITO PEQUENO, POSSO FAZER UM JARDIM?

Claro que sim! Um jardim de inverno pode ser construído até mesmo em um espaço pequeno, como o de um apartamento, por exemplo. Uma boa alternativa para locais como esse é investir em um jardim vertical, que se espalhe pela parede, maximizando o espaço.

UMA DICA: A LUZ É ESSENCIAL

Existem muitas formas de se fazer um jardim de inverno, porém existe um item que é indispensável para que o mesmo possa prosperar, seja qual for a sua configuração: a incidência de luz.

Sem dúvida, para que um jardim de inverno possa dar certo, ele precisa receber doses adequadas de luz, para que as plantas que estão por lá possam fazer a fotossíntese (e outros processos naturais) e crescer firmes e fortes.

Para garantir que haja um suprimento adequado de luz, nada melhor que investir em telhas de vidro, um tipo de material que permite que a luz do sol entre no local ao mesmo tempo que o protege da chuva, do vento e do frio. Por conta disso, elas são a companheira ideal de quem deseja criar um jardim de inverno.

Vale ressaltar, ainda, que se você se arrepia todo ao ouvir o termo “telha de vidro”, lembrando daquele velho ditado popular que diz que aqueles que tem telhado de vidro não devem atirar pedras, saiba que essa não é uma preocupação que você precisa ter, haja vista que telhas de vidro são extremamente resistentes, podendo ser aplicadas em qualquer local sem que haja nenhum tipo de risco.

Se você deseja adquirir telhas de vidro, não deixe de consultar a Distel, uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos, sendo especialista não apenas em telhas de vidro, mas também em outros tipos de produtos, como telhas PET, blocos de vidro e elementos vazados.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso