Publicado em 21/03/14 por Distel Telhas

Com os avanços nas áreas de engenharia e arquitetura, os materiais tradicionais usados para a construção civil, vem ganhando cada vez mais opções diferentes. Os tijolos, que durante muito tempo eram vistos apenas como a base de sustentação de uma casa, hoje tem um apelo estético também, tornando as construções muito mais bonitas e funcionais. Entre as inúmeras novidades no que diz respeito aos tijolos, uma das mais marcantes com certeza são os tijolos de vidro. Eles permitiram unir grandes qualidades funcionais, com um padrão estético que é muito utilizado em construções de alto padrão.

Os tijolos de vidro são compostos basicamente por duas paredes de vidro, que tem uma camada de ar entre as mesmas. Muitas pessoas se mostram céticas quanto a resistência deste tipo de tijolo para a sustentação da construção. Se os tijolos forem de marcas boas, que fazem os testes de resistência e que seguem os padrões mínimos de segurança, é lógico que eles serão seguros. Além do mais, na grande maioria dos casos o tijolo de vidro é usado para fins decorativos, pois permite diversas variações que dão um padrão estético muito mais refinado a construção.

Entre os tipos de tijolo de vidro, temos muitos, com os mais diversos tipos de acabamento, como por exemplo os transparentes ou translúcidos, os ondulados, os lisos, ou ainda em bastonetes. Os blocos de vidro também tem a opção de vedação completa ou ainda vazados, que permitem a passagem do ar entre os ambientes. Sua utilização mais comum é para efeitos decorativos e para aumentar a iluminação natural dos ambientes. Geralmente é usado em fachadas ou em ambientes internos das construções.

As principais características dos tijolos de vidro são:

– Translucidez, que fica na casa dos 75٪ de transmissão de luminosidade entre os ambientes.

Resistência a alterações térmicas, sendo muito eficiente para situações de calor ou frio intenso.

Peso aproximado de 17 kg/m², podendo variar de fabricante para fabricante.

Transmissão térmica em média de 2,5 Kcal/m2h°C

Isolamento acústico para sons até 100 Hz de 40dB.

Com estas características, os tijolos de vidro são excelentes opções para as mais diversas situações. E não apenas de decoração, já que suas qualidades no isolamento térmico e acústico são muito relevantes, se comparados com os demais materiais disponíveis no que se refere a blocos ou tijolos. Por isso, quando você for construir, pense em utilizar tijolos de vidro, pois além de eles darem um toque estético que só eles conseguem, ainda terá a qualidade de um material que é um excelente isolante térmico e acústico.

Compartilhe

Perguntas realizadas para: “O que é o tijolo de vidro?”

  1. maria disse:

    Gostaria de saber se os tijolos de vidro vazados, para uma pequena parede decorativa, podem ser fixados apenas com o adesivo próprio, sem base ou preenchimento de argamassa branca.

  2. Nivaldo Nascimento disse:

    Desejo saber o valor do tijolo colorido, propriamente na cor verde claro, preciso de 300, me envie o valor, pago á vista.

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Nivaldo!

      Encaminhamos a sua dúvida para o nosso departamento comercial e em breve entrarão em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.


Faça uma pergunta
4 Perguntas
Pergunta:

*