Elementos Vazados: Veneziana

Os elementos vazados ficaram fora de moda por um bom tempo. Na verdade, o termo certo para o período pelo qual passaram pelos últimos dez anos, pelo menos, é esquecimento. Mas parece que agora, esse produto genuinamente brasileiro, com sotaque nordestino, voltou ao lugar de prestígio que ocupava durante as décadas de 40 a 60, quando era praticamente impossível encontrar uma construção, fossem casas ou apartamentos, ou mesmo prédios públicos e comerciais, que não se utilizassem dessa estrutura, para compor a decoração do ambiente.

Esses blocos vazados têm a função de proteger os ambientes, mantendo a privacidade e controlando a entrada de luz e a circulação de ar no local, dividindo-o e formando jogos de luzes e sombras com ótimo efeito, sendo recomendado o seu uso em ambientes pequenos, como cozinhas e lavanderias, a fim de esconder espaços que não são tão interessantes de aparecerem e/ou, ao mesmo tempo, realçar outros que merecem destaque especial.

Mesmo existindo diversas opções de materiais e formatos desses elementos vazados, atualmente, como o concreto, a cerâmica e a madeira, a sua produção é liderada pelos “exemplares” fabricados a partir do vidro, atual tendência na construção contemporânea, e o seu impacto é certeiro quando usado em grandes painéis, para reforçar o efeito sombreado e demarcar a fachada ou ambiente. Eles conferem uma plasticidade muito bonita, pois são materiais que ficam bem em qualquer lugar, se forem devidamente aplicados na composição/decoração do cômodo.

Os seus desenhos também podem variar entre folhas, desenhos arredondados, quadriculados ou feitos sob encomenda, e também são passíveis de serem utilizados para substituir paredes dentro de casa, dividindo e delimitando espaços.

Portanto, os elementos vazados constituem uma ótima opção para você que deseja separar dois ambientes, de forma sutil, e ainda deixar sua casa com um estilo “retrô contemporâneo”.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso