Nada pior do que estar em casa e descobrir um vazamento no telhado. Isso leva a umidade na parede e, dependendo do problema, acaba umedecendo e estragando móveis. Você já passou por um problema assim? Nesses casos, a impermeabilização de telhados é a melhor alternativa para sanar o problema, mas é necessário ficar atento a outros itens que podem ser os responsáveis por esses vazamentos.Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba mais

Confira a seguir os itens que você deve ficar atento

Alguns problemas na hora de construir ou até mesmo falta de manutenção, podem aumentar o vazamento. Nesses casos, além da impermeabilização do telhado, é necessário fazer obras corretivas. Confira algumas das principais causa:

Inclinação inadequada

Esse é o que chamamos de problema de construção. A inclinação do telhado mal calculada pode levar a infiltração de água e encaixe errado das telhas. A impermeabilização ajuda a melhorar, mas o mais indicado é ter muito cuidado na hora de construir para não cometer esse erro.

Telhas sobreportas

Outro erro frequente na hora da construção são as telhas sobrepostas. Nesse caso, basta um vento diferente para a água escorrer por dentro das telhas e a umidade avançar para dentro de casa.
Solicite um orçamento de Manta Asfáltica

Telhas que absorvem água

Algumas delas, independentemente do material do qual são fabricadas, acabam absorvendo água. Com a chuva forte e duradoura, elas acabam permitindo que as goteiras apareçam. Nesse caso, a única solução é a impermeabilização do telhado.

Telhas quebradas

Ventos, galhos quebrados, chuvas fortes, dentre outros podem resultar em telhas quebradas. Nesse caso, além de fazer uso da impermeabilização do telhado, é muito importante que você trocar as telhas e realizar a impermeabilização do telhado imediatamente.

Impermeabilização é a solução

Como você viu, há várias causas de vazamento. Algumas precisam de uma atenção maior com trocas de telhas ou cuidados na hora de construir, mas em todas elas a impermeabilização do telhado é essencial para evitar problemas.

Dentre as formas resistentes de realizar essa impermeabilização você pode optar por:

Mantas asfálticas;

Sub coberturas feitas de fibras de polietileno de alta densidade; ou filme de poliéster aluminizado, ou ainda compostas de folhas de alumínio, adesivos especiais, entre outros.

Você já teve problemas com vazamentos? Conte pra gente nos comentários e não se esqueça de realizar a impermeabilização do telhado da sua casa!

Compartilhe

Perguntas realizadas para: “Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba mais”

  1. fernando jose disse:

    meu telhado de alumínio quando chove ela filtragem entre a parede e a telhado como posso resolver

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Fernando, obrigado pelo comentário.

      Neste caso, é recomendável, em primeiro lugar, verificar se há garantia de quem executou o telhado, caso contrário, procurar um profissional telhadista.

      Qualquer outra dúvida, favor deixar um novo comentário.

  2. felipe disse:

    meu telhado é de fibrocimento e esta com infiltração, você já ouviu falar de borracha liquida? será que realmente é boa?

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Felipe!

      Se um telhado independente do tipo de material construtivo tem infiltração deve ser analisado e identificado o porque: montagem errada, inclinação fora de norma, material aplicado, defeito de fabricação, recomendo procurar um “profissional telhadista” somente ele poderá indicar a melhor solução.

  3. Cesar disse:

    Boa noite , gostaria de saber qual produto devo usar para vazamentos no telhado. Obrigado.

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Cesar!

      Encaminhamos a sua solicitação para o nosso departamento comercial e em breve entrarão em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

      Atenciosamente,
      Distel Telhas

  4. Marco disse:

    Meu telhado é com telha portuguesa, e quando a chuva vem com vento forte, passa pelas pequenas aberturas entre elas. Como resolver esta situação????

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Marco!

      Encaminhamos a sua solicitação para o nosso departamento comercial e em breve entrarão em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

      Atenciosamente,
      Distel Telhas

  5. Jabes disse:

    Meu telhado é de fibrocimento e sempre quando chove vaza água entre a parede e o telhado. Já passamos silicone e nada de melhora, além de termos contratado um telhadista pra resolver, com a troca dos rufos. O que devo fazer?

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Jabes!

      Encaminhamos a sua dúvida para o nosso departamento comercial e em breve entrarão em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

  6. Dirce disse:

    Meu telhado é Duplan,a casa foi contruida em 99 .quando chove muito começa a gotejar num quarto,no forro tem duas madeiras q ficam em V ficam molhados não sei por onde está vazando ,tem uma dica?

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Dirce!

      Encaminhamos a sua dúvida para o nosso departamento comercial e em breve entrarão em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

  7. Elvis Silva disse:

    Minha casa quando chove com vento forte a agua entra pelas telhas e molha dentro de casa
    …. o que fazer?

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Elvis!

      Encaminhamos a sua solicitação para o nosso departamento comercial e em breve entrará em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

  8. Fabricio disse:

    Boa noite, meu telhado é de alumínio e estar minando água entre as telhas !

    Gostaria de saber se uma manta acabaria com esse problema !

    Aguardo resposta, desde já agradeço

    • Distel Telhas disse:

      Olá, Fabricio

      Encaminhamos a sua solicitação para o nosso departamento comercial e em breve entrará em contato com você.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

  9. JOSÉ CARLOS SANTIAGO disse:

    Gostaria de saber a razão do vazamento do telhado da casa onde moro, pois no verão mesmo quando chove forte não vaza, somente vaza no inferno e com chuvas constantes tipo todo dia. A casa onde existe o vazamento ´tem 10 anos e o problema surgiu de uns 5 anos para frente. Não adianta pintar que as manchas voltam novamente.
    Por causa deste inconveniente ficam as marcas no teto da sala e no banheiro que são um ao lado do outro.
    Desde já agradeço a atenção e aguardo a resposta para me ajudar em uma solução deste problema que se arrasta já alguns anos

  10. Murilo dos Santos Barbosa disse:

    Boa tarde!

    Meu telhado é portuguesa possui vários pontos de vazamento, inclusive em volta da chaminé da churrasqueira.

    Todos os vazamentos são nos cantos do telhado.

    Gostaria de uma ajuda para resolver esse problema.

    Desde já agradeço!

  11. Ana disse:

    O telhado de minha casa é de telha de cerâmica, sempre que chove a água escoa por entre as telhas pra dentro de casa. Isso me deixa louca! uma manta resolveria este problema? Por favor me ajudem!!

  12. Jane Martins disse:

    Boa noite!
    Minha casa foi construída em 2005 e desde a primeira chuva o telhado apresentou vazamentos. A telha é a americana e disseram que a inclinação do telhado ficou abaixo do recomendado, mas não tenho certeza. Haveria alguma alternativa além de trocar todo o telhado, como por exemplo uma manta entre as telhas e o madeiramento?

  13. Vinicius Andre disse:

    Bom dia, eu estou terminando a minha casa, ja ganhei a casa ja com telhado tudo, so que quando chove, começa a vaza pela parede e pela calha, nas parede esta vazando, aonde a telha termina, na ponta da telha, porque a telha e colada na parede, e na calha esta vazando porque a calha ficar no meio da casa, a queda da telha e no meio da casa, e eu não sei como veda aquelas ondinha da telha que ficar aberta na calha, e não sei como veda a telha aonde ela ta colada na parede, oque eu poço passa pra para esse vazamento e como posso fazer ?

  14. Tania disse:

    O meu problema e o mesmo de :Elvis Silva,Marco e Ana,O telhado de minha casa é de telha de cerâmica, sempre que chove a água escoa por entre as telhas pra dentro de casa. Isso me deixa louca! uma manta resolveria este problema? Por favor me ajudem!!Telha Romana,ja mandei fechar nas pontas das juntas com argamassa pq entrava muita sujeira,mas agora entra pelos lados nas juntas,so quando chove forte,entra muita agua,da 1/2 balde se chover +- 5 horas sem parar,por favor me ajude,a metragem e: 2,30 com descaida de 30 cm,obrigado

    • atuart disse:

      Olá Tania, tudo bom?

      Provavelmente a manta pode ajudar no seu caso. Enviamos sua dúvida para nosso departamento comercial e em breve, entraremos em contato.

  15. Márcio disse:

    Boa noite, minha casa tem um ano e coloquei telhas portuguesas crua e não possuo lage, comprei as telhas direto com o fabricante em um lugar bem reconhecido em Tijucas, enfim.. porem um dos caimentos da casa 4 telhas estão me incomodando, sendo que ja substituí-las e continua chovendo no mesmo lugar, tive uma idéia de comprar silicone e ir subir no telhado e vedar nas curvaturas de escorrimento das mesmas, por incrível que pareça NÃO resolveu continua chovendo igual. POR FAVOR como resolver problemas de 4 telhas.

    • Distel Telhas disse:

      Marcio,
      Obrigado pelo comentário

      Como o problema relatado é pontual e cronico visto que já trocou as telhas, recomendo solicitar a visita de um profissional telhadista de s/ região. Ele poderá identificar e solucionar o problema.

  16. renato disse:

    oi, tenho telha portuguesa na minha casa porem a inclinacao é bem menor que a minima recomendavel. ainda estou na fase da obra mas ja quebramos a cabeca de como aumentar a inclinacao e nao estamos conseguindo chegar num acordo. o pedreiro falou que podemos colocar massa de vridro, o outro falou de colocar massa de calafetar. existe algo que posso colocar entre as telhas que pode inibir o vazamento entre as telhas. estou com 9 graus de inclinacao.
    e para piorar nao podemos mexer muito no telhado devido a placa solar de agua.
    obrigado

    • Distel Telhas disse:

      Renato,
      Obrigado pelo comentário

      A inclinação minima para a telha mod. portuguesa deve ser 30% no minimo, Massa de vidro, massa de calafetar não é indicado. O correto é você subir o “oitão” para que atinja a inclinação, Uma possibilidade é instalar a manta de subcobertura.

  17. Roberto Lima disse:

    Temho um telhado colonial que foi feito com a caida errada e quando chove cai muita agua dentro de casa. Tem algum produto para aplicar e acabar com o vasamentos entre as telhas?

    • Distel Telhas disse:

      Roberto este tipo de telha é bem exigente quanto ao fator inclinação.Deverá instalar a manta de subcobertura (se for o caso),ou refazer o telhado com a devida inclinação.

  18. Fábio Pereira disse:

    Boa noite gente meu telhado e de telha americana e não consigo solucionar meu problema pois vaza bastante pelas parede da caixa dágua e já coloqei manta empermiabilizei e nada vaza pelas laterais das telhas e paredes da caixa o que posso fazer para solucionar esse problema aguardo respostas

    • Distel Telhas disse:

      Fábio, se o problema de vazamento (escorre pela pela parede) é uma indicação que necessita de um emboçamento entre o telhado e a parede. A sugestão é contratar um telhadista e mostrar onde é o problema.

  19. Rose meire disse:

    Minha casa é de telha brasilit e no inverno a telha absolve agu a da chuva,e fica pingando muito dentro de casa. Gostaria de saber se tem algo que possa passar no telhado pra resolver esse problema. Me ajudem não aguento mais dormir com go terá em cima de mim. Desde já agradeço. ..

    • Distel Telhas disse:

      Rose, quando um telhado em fibrocimento tem algum vazamento ou goteiras elas devem ocorrer em período de chuva. Vc diz que a goteira é no inverno. Verifique com o fabricante a relação (temperatura interna x externa).

  20. Ana disse:

    Olá. Minha casa tem um espaço entre a casa vizinha, pq a parede não é alinhada e está entrando água da chuva e causando danos a minha parede. Oq eu posso fazer? Minha casa é cobertura de telha nao sei oq fazer pra cobrir essa brecha de forma q a água escorra.

    • Distel Telhas disse:

      Ana
      Se a entrada de água é entre as paredes, poderá resolver com a instalação (correta) de rufo metálico, em fibra de fibro/resina ou com manta asfáltica auto-adesiva. Com certeza um deles resolverá este problema de vão entre as paredes, porém a instalação requer uma preparação antes de apenas colar ou aplicar o rufo.

  21. norma disse:

    O pedreiro fez o telhado com pouca inclinacao, ou seja, o telhado esta praticamente sem queda, e qnd chove do meio do telhado ate o encontro ds calha goteira demais, e o problems que o quarto esta com forro de gesso. Como ajeitar o telhado sem derrubar o forro de gesso?

    • Distel Telhas disse:

      Norma, quem faz telhado correto é “telhadista” no seu caso houve esta falha já identificada. Você tem duas opões: aplicar a manta asfaltica aluminizada (o que não é barato) ou o mais recomendável, é refazer e corrigir esta inclinação e utilizar produtos de qualidade,:madeira e telha e que seja por um profissional telhadista. Ele saberá como executar sem derrubar o gesso.

  22. ALISSON SANTOS disse:

    O telhado de minha garagem e de telha de concreto coppo veneto. Porém não possui a inclinação minima. Provavelmente retornara água. A estrututa do telhado e de metal. Qual opção tenho para calafetar e/ou resolver esse problema sem que eu tenha que alterar a estrutura do telhado? É possível calafetar com silicone? O que posso fazer?

    • Distel Telhas disse:

      Alisson, como explicou já houve um erro na execução do seu telhado (inclinação fora de norma). Infelizmente não terá sucesso qualquer meio de calafetar este telhado (massa plastica,silicone, PU e se conseguir, será temporário). Não tem como não corrigir este problema sem ter um gasto proporcional ao defeito na execução. Uma solução menos custosa sem mexer na estrutura base e fundeadas é diminuir a distancia entre o ripamento metálico ou seja a telha de concreto exige no máximo 32cm, deixar com 29cm e/ou instalar a manta de subcobertura por baixo deste ripamento metálico, porém perderá a estética se não colocar um forro de pvc por exemplo. Mas nada melhor do contratar um “profissional telhadista”.

  23. adinero disse:

    Olá meu telhado é de telha eternit sem amianto, quando chove ele fica todo molhado e pinga em vários lugares, por que fica assim e como posso resolver, desde de já agradeço…

    • Distel Telhas disse:

      Adinero

      A telha com ou sem amianto não devem vazar (pode ate umedecer,mas não pingar) A instrução de execução de um telhado sem amianto requer a diminuição na distancia entre os apoios e obedecer a inclinação recomendada pelo fabricante. Se tudo isto foi realizado, entre em contato com o fabricante da telha ou se preferir pode aplicar resina à base de água, que diminuirá a absorção de água da mesma.

  24. Siliomar disse:

    Minha telha é sem amianto e passa água da chuva
    Qual produto devo passar para eliminar esse problema
    Aguardo resposta
    Obrigado

    • Distel Telhas disse:

      Siliomar, um telhado em fibrocimento em geral (a sem amianto) apresenta vazamento por dois motivos: 1- produto com defeito (alta absorção de água), 2- falha na execução do telhado, (inclinação, sobreposição,distancia entre os apoios. Se realmente seu telhado foi executado conf. o manual de montagem do fabricante, poderá abrir uma reclamação junto ao fabricante, onde poderá corrigir esta não conformidade. obs: erro de execução não é coberto pelo fabricante. Caso já tenha feito tudo, entre em contato para maiores informações.

    • Distel Telhas disse:

      Siliomar um telhado em fibrocimento em geral (a sem amianto) apresenta vazamento por dois motivos: 1- produto com defeito (alta absorção de água), 2- falha na execução do telhado, (inclinação, sobreposição,distancia entre os apoios. Se realmente seu telhado foi executado conf. o manual de montagem do fabricante, poderá abrir uma reclamação junto ao fabricante, onde poderá corrigir esta não conformidade. obs: erro de execução não é coberto pelo fabricante. Caso já tenha feito tudo, entre em contato para maiores informações.


Faça uma pergunta
51 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso