Brises fachadas

 

Os brises são elementos vazados, muito utilizados nas fachadas. Eles podem ser formados por uma ou mais lâminas, que, por sua vez, variam de móveis, fixas, verticais, horizontais ou inclinadas. Os brises podem ser feitos de diferentes tipos de materiais, desde a madeira, concreto, alumínio, até, é claro, o vidro.

Os brises de vidro são uma das boas maneiras de conseguir maior conforto térmico e controlar a quantidade de radiação, proporcionando proteção solar e permitindo maior entrada de luz natural.

Caso seja necessário aplicar brises móveis, em algumas edificações, eles também são facilmente adaptáveis, se ajustando conforme a conveniência e necessidade de mudar a incidência de raios solares no ambiente. Na verdade, para um projeto de aplicação de brises em uma fachada ser feito corretamente, ele deve estar alinhado a fatores como a carta solar do local (que nada mais é do que uma representação do percurso do sol), sua implantação e seu entorno, ajudando a melhorar consideravelmente o desempenho térmico do ambiente.

Na hora de instalá-los, uma dúvida persiste em muitas pessoas: Os brises são mais eficientes e bonitos se deixados do lado de dentro ou de fora da janela? Para as duas possibilidades, existem prós e contras. Quando os brises são usados do lado de fora das janelas, conseguem ser mais eficientes, ao barrarem a incidência de raios solares, antes que estes consigam penetrar com mais força no ambiente, protegendo o cômodo de maneira mais firme. Já quando são instalados do lado de dentro da fachada, a tendência é que eles se desgastem menos, permanecendo preservados por mais tempo. Sua limpeza também será mais fácil e muito menos perigosa, e o ambiente contará com uma fachada bonita e completamente envidraçada.

Compartilhe

Perguntas realizadas para: “O que são os brises e como utilizá-los na fachada?”

  1. Caroline Albert disse:

    Boa Tarde, eu sou estudante de arquitetura e urbanismo, sou de Cuiabá- MT, estou fazendo um trabalho, um artigo na verdade, sobre Brise e sua aplicação, e gostaria de saber, como poderia estar tendo acesso a fotos , como um portfólio de vocês, ou uma amostra mesmo de material, se poderiam me fornecer ou algo assim, achei o site de vocês no google e me pareceu uma empresa de grande porte e talvez poderia estar me ajudando em algo.

    Desde já agradeço a atenção.

    Caroline Albert


Faça uma pergunta
2 Perguntas
Pergunta:

*