Morar em uma cidade quente, na qual as altas temperaturas não duram apenas no verão ou quando o local tem um verão muito rigoroso, não é fácil. Muitas vezes, para melhorar a temperatura dentro de casa o uso de ar condicionado e ventiladores são as alternativas encontradas pelos moradores. Porém, se na hora de construir uma casa alguns cuidados forem tomados, como o uso de mantas de alumínio para subcobertura, a temperatura dentro dela ficará muito mais agradável.

Como a cobertura da casa está diretamente exposta à radiação, boa parte do calor que entra nela vem do telhado. Para diminuir isso, as telhas de cerâmica podem ser usadas. Junto com elas, coloque mantas de alumínio para subcobertura que além de proteger a madeira do telhado, impede a passagem do calor ajudando a casa a se manter mais fresca e agradável.

Produtos naturais também podem ajudar. O bambu, por exemplo, pode ser colocado embaixo de coberturas e ajuda porque ele retém calor. Chega a absorver de 60% a 70% do calor solar. Além disso, dá um visual diferente ló local.

Outro tipo de telhado que vem endo muito usado é o telhado verde. Ele recebe esse nome por possuir uma cobertura de grama que consegue diminuir em até 13ºC a temperatura dentro da casa ou do escritório. Além disso, no inverno eles ajudam a esquentar o lar.

Não menos importante do que o telhado é a ventilação. A posição das janelas pode ajudar a manter o ambiente arejado. As janelas ou portas colocadas em lados opostos permitem que uma corrente de ar passe pela casa, renovando-o e arejando, deixando o local mais fresco.

Como no banheiro às vezes essa passagem de ar é mais complicado, pode-se optar por instalar venezianas nas portas dos banheiros, para colaborar para que o ar passe. Paredes com elementos vazados também são muito indicadas para locais nos quais o calor é muito intenso.

Como você pode ver, a maioria das dicas para deixar a casa mais fresca e agradável, são usadas para a hora de construir. Caso você já tenha sua casa pronta e esteja sofrendo com o calor, as mantas de alumínio para subcobertura são as opções mais indicadas. Isso porque além de ter bom preço e bom resultado, podem ser colocadas na casa pronta. Com um profissional especializado, você não precisará sequer desmanchar o telhado.

Gostou das dicas? Você usou alguma delas na sua construção. Conte pra gente!

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*