Publicado em 20/09/13 por Distel Telhas

Elementos Vazados: Veneziana

Você sabe o que é um elemento vazado ou cobogós? E qual sua finalidade? Para quem não sabe, elementos vazados são aquelas divisórias repletas de buracos geralmente utilizados para separar ambientes ou para manter os locais mais iluminados e ventilados.

A utilização deste tipo de material é bem mais antigo do que imaginamos e foi criado por três engenheiros que trabalhavam em Recife, o nome Cobogó deriva justamente de seus nomes, Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio Góis. Os três engenheiros precisavam de uma saída para manter determinado ambiente bem iluminado e arejado.

Os primeiros elementos vazados eram feitos com cimento, mas com o tempo, outras matérias primas começaram a serem estudadas para a construção dos elementos vazados. Argilas, vidro, madeira e etc. No entanto, vale lembrar que as formas dos cobogós também foram ganhando charme e requinte.

Hoje em dia, os elementos vazados ou cobogós são destinados para as construções que valorizam luminosidade e frescor, devido seus orifícios que possibilita a passagem de luz e do ar. Vale lembrar que, apesar de seus furos os elementos vazados ou cobogós também trazem ao ambiente certa particularidade.

Os cobogós estão em alta nos dias de hoje e podem ser vistos em novelas, filmes e muito mais, devido à modernidade que traz ao ambiente, isso talvez se dê aos desenhos de diversas formas simétricas e também aos produtos leves utilizados em sua confecção. Os valores são acessíveis e podem variar conforme a matéria prima utilizada.

Compartilhe

Perguntas realizadas para: “Elementos vazados ou Cobogós”

  1. Dicas para instalação de elementos vazados | Distel Telhas disse:

    […] Elementos Vazados ou Cobogós […]


Faça uma pergunta
1 Pergunta
Pergunta:

*