Apesar de vivermos um período revolucionário devido aos avanços da tecnologia, muitas pessoas ainda se preocupam com a condição ecológica do mundo, algo que, a informática pode ajudar e muito devido aos avanços e as invenções que acabam ocupando determinados costumes, como por exemplo, a impressão.

A tecnologia trouxe para o mercado aparelhos para leitura, justamente para reduzir a utilização de árvores para produção de papel, hoje em dia é possível ler um livro em um leitor digital, uma revista em um tablet ou até mesmo no próprio computador. Tudo isso, justamente para não abusarmos tanto da natureza.

E, atualmente, as pessoas tem mais consciência da forma que precisam tratar o meio ambiente, aprenderam que, dependemos da saúde do mundo que está ao nosso redor, que tudo não é eterno e maravilhoso como nos contos de fadas, mas que precisamos fazer a nossa parte, ou seja, preservar o que temos de melhor: o nosso meio ambiente.

Devido está conscientização, algumas pessoas que realmente se importam com a preservação não economizam esforços para fazerem a sua parte e dormirem com a consciência limpa por fazerem a sua parte da melhor maneira possível. E é justamente sobre algo que está se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje que você lerá abaixo: casas ecológicas.

Mas, afinal de contas, o que seria uma casa ecológica?

Uma casa ecológica nada mais é que uma casa que respeita o meio ambiente e que ainda utiliza-se de meios naturais para manter-se sustentável. Por exemplo, se fizermos uma casa, nada melhor do que construí-la sentido sul, sabe por que? Pelo simplesmente do aproveitamento do tempo, neste caso, uma casa voltada para o sul garante melhor aproveitamento do sol e da luz.

Mas uma casa ecológica não é definida apenas pela posição que é construída, mas também por todo material utilizado em sua edificação. Para uma casa ser realmente ecológica é necessário a utilização de materiais que não agridam o meio ambiente, como por exemplo: cerâmica, tintas biológicas, vidro, ferro, cobre, plásticos ecológicos, pedra, cal, isolamentos naturais feito de fibra vegetal, o telhado também é um ponto importante para ser observado, do que adianta uma casa erguida e telhada com telhas que são completamente extraídas da natureza.

Para uma casa ser realmente ecológica tudo precisa respeitar a natureza, inclusive o telhado. E, você sabia que existem telhas ecológicas? As telhas ecológicas são produzidas a partir de material reciclado, ou seja, além de ecologicamente correta ainda realiza a reciclagem de outros materiais que até então não tinham nenhum utilidade.

A Distel Telhas é uma empresa que trabalha com esse tipo de material. Sua vasta experiência e conhecimento garantem telhas de qualidade que não deixam a desejar a nenhum outro tipo de telha produzida de maneira convencional. Outro ponto que vale destacar das telhas ecológicas da Distel, é o fato de possuírem um visual diferente que com certeza deixará seu telhado ainda mais charmoso.

As telhas ecológicas também são recomendadas para as pessoas que querem aproveitar melhor a claridade do dia, por algumas serem translucidas, elas garantem melhor luminosidade nos ambientes, deixando seu interior mais aconchegante e bonito. Isso sem mencionar que, por permitir a passagem da luz do dia, não haverá necessidade de luzes acesas em pleno dia resultando em uma economia para seu bolso.

E como é feita uma casa ecológica?

Uma casa ecológica é definida não somente pelo material utilizado, mas também é necessário levar em consideração tudo que a rodeia, ou seja, a natureza e o terreno. Atualmente, as casas politicamente corretas estão em alta nos países desenvolvidos justamente pela necessidade urgente de preservar a natureza que, infelizmente, em alguns países são escassas. As casas ecológicas costumam ser construídas em madeira e ainda contam com um certificado de origem dos materiais utilizados, quanto a base da construção geralmente são levantadas em solos ricos em rochas.

Outro ponto importante antes de iniciar as obras de sua casa sustentável é preciso levar em consideração o terreno e tudo que a cerca, uma avaliação ambiental é imprescindível para uma casa ecológica bem-sucedida, isso sem mencionar a necessidade de materiais de qualidade e que sigam a proposta sustentável.

Mais algumas razões para pensar ecologicamente

Uma casa ecológica não traz vantagem apenas para a natureza, mas também para seu proprietário, apesar do gasto com materiais ecologicamente corretos, os métodos utilizados para se garantir energia podem reduzir e muito os gastos com energia comum. Claro, é necessário um investimento, mas, vale lembrar que o retorno não é a longo prazo, isso sem falar dos benefícios a saúde que uma casa ecológica faz a nossa própria natureza.

Nos países desenvolvidos existem empresas que trabalham com esse tipo de serviço, a construção de casas ecológicas, algo voltado para pais solteiros, famílias de renda inferior e até mesmos artistas que, estão sempre tentando de alguma maneira inspirar as demais pessoas a tomarem a decisão certa quando o quesito é cuidar de nosso meio ambiente.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*