Publicado em 24/02/15 por Distel Telhas

Telhado verde é uma técnica usada em arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo ou substrato e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. Através da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios, criam-se condições para a execução do telhado verde. Suas principais vantagens estão a facilidade de drenagem, fornece isolamento acústico e térmico, produz um diferencial estético e ambiental na edificação.

Embora pareça ser uma técnica nova, na verdade não é. Esta técnica é muito antiga e era usada precisamente no Egito antigo. Porém, só foi definida como conceito arquitetônico em 1920, através de algumas obras do arquiteto Le Corbusier, que junto com o concreto armado fez grandes obras conceituadas.

Le Corbusier desenvolveu conceito de terraços jardins. Sua intenção era criar mais áreas verdes no terreno destinado ás áreas de lazer, melhorando assim a qualidade de vida dos usuários. Este conceito é denominado “terraço jardim”, e foi considerado um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura.

Essa novidade arquitetônica foi desenvolvida por Le Corbusier pois o arquiteto notou a necessidade de áreas verdes em meio as grandes cidades modernas que se formavam. Assim, lugares onde se instalariam telhados foram substituídos por grama, cobrindo assim as residências e criando ambientes que passariam a ser utilizados para o lazer.

Benefícios do telhado verde

Ajuda no controle da temperatura ambiente

Funcionando como uma manta térmica, auxilia tanto no interior quento no exterior das residências, pois absorve a radiação solar e evita que o calor se acumule como no concreto, por exemplo. Com o controle da temperatura é possível reduzir os custos da conta de luz, pois uma vez que há diminuição do calor e isolamento da temperatura no ambiente, o ar-condicionado não precisa ser utilizado com frequência, entre outros artifícios.

Combate à poluição e ao efeito estufa

A vegetação pode absorver poluentes do ar além de reter a água da chuva, diminuindo as chances de enchente, uma vez que retarda e reduz o escoamento da mesma, e ainda filtra os poluentes presentes nas águas pluviais.

Para mais novidades sobre telhados, confira o blog da Distel Telhas!

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso