Publicado em 16/06/15 por Distel Telhas

Existe uma grande variedade de telhas para diversos meios. Mas entre tantos tipos, existe alguma que seja ecologicamente correta? Sim, a telha PET é a melhor opção para contribuir com o meio ambiente a partir de casa.

Mas do que são feitas e qual é o processo de fabricação?

O processo se inicia com a reciclagem da garrafa PET. Este material leva centenas de anos para se decompor na natureza, portanto, sua reciclagem é, de fato, essencial.

O material passa por cinco etapas:

1. Lavagem de todo material por mais de uma vez;

2. Separação de tampas e rótulos;

3. Divisão das garrafas verdes e transparentes;

4. Trituração do material em flakes (Flocos de plástico que formarão a telha);

5. Secagem (Um período de 6 a 8 horas);

Posteriormente, o material vai para um processo de aquecimento a 160º C, temperatura alta,  mas, ainda não suficiente para derreter a PET. Em seguida, passa pela máquina injetora, onde é derretido em uma temperatura que varia entre 230º C e 260º C. Após o aquecimento, o material fica pastoso e é injetado no molde, formando assim, a telha ecológica.

É na máquina injetora, também, que é feita a pigmentação da telha. Existe um pequeno selo acoplado a ela que faz esse trabalho. A telha pode ser produzida em diversas cores, sendo marrom, laranja, cinza, bege, amarelo e até mesmo translúcida ( Imitação da telha de vidro, que dá espaço a passagem da claridade).

São necessárias, em média, 23 garrafas PET para formar uma placa (telha PET), elas podem ser vendidas individualmente ou por metro quadrado. Cada metro quadrado conta com seis placas.

Durabilidade da Telha PET

A durabilidade desta telha, segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), é de  30 a 40 anos. Mas, se levado em conta que no processo de fabricação alguns aditivos que prolongam o tempo de vida útil são adicionados, esse tempo pode ser ainda maior.

A telha PET é leve, livre de porosidade, anti limo e fungos e também conta com aditivos de proteção a raios ultra-violeta.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso