Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba maisQuem nunca sofreu com goteiras ou infiltrações dentro de casa? Telha quebrada e calha entupida estão dentre os problemas mais frequentes. Nesse caso, é preciso arrumar o quanto antes para evitar maiores problemas.

Caso seja você mesmo que vá subir no telhado para arrumar, a primeira coisa a se preocupar é com a segurança. Caso seja possível, faça uso de cordas de segurança, e nunca pise sobre as telhas. Prefira colocar uma tábua em cima do telhado e ande por cima dela. Para tudo isso, é importante esperar a telha secar, pois quando úmidas elas ficam escorregadias.

Como encontrar problemas de infiltração ou goteira

A primeira coisa é ver se o cupim não atacou a madeira. Quando isso acontece, a telha acaba saindo do lugar e pode causar infiltração. Verifique também se não há canos estourados, principalmente se o problema começar em época não chuvosa. Caso nada tenha sido encontrado e a goteira seja intensa, é preciso verificar bem o telhado em busca de telhas quebradas.

O destelhamento também é frequente, principalmente quando há tempestades. Nesse caso, é preciso identificar o local para corrigir o problema e colocar uma telha nova. Caso precise tirar uma parte das telhas, lembre-se que terá que fazer isso começando pelas mais altas, já que são sobrepostas.

Calhas entupidas ou sujas causam infiltração

As calhas também são um problema e causam infiltrações quando entupidas. Quando o motivo da goteira é esse, é preciso limpá-las, tirando folhas e sujeiras existentes. O ideal é  que isso seja feito a cada seis meses. Principalmente em locais com árvores próximas, pois as folhas que caem podem acumular na calha.

É possível que haja também alguma ruptura na calha ou falha na emenda existente. Nesse caso, será preciso trocá-la por completo. Porém, se você fizer a manutenção corriqueira, dificilmente chegará ao ponto de ter infiltração em casa.

Compartilhe

Perguntas realizadas para: “Como lidar com infiltrações e goteiras no telhado”

  1. Kissi disse:

    como juntar dois tipos de telha? romana e francesa. Principalmente se a francesa é velha e bem gasta?


Faça uma pergunta
2 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso