Avaliar a quantidade de materiais que serão gastos para a construção ou reforma de um telhado é primordial para evitar desperdícios ou dores de cabeça, com a falta de telhas ou pregos, por exemplo.

É importante se atentar, pois, caso você esteja apenas adicionando uma nova cobertura, só será necessário se preocupar com pregos e telhas. Agora, se você estiver substituindo todo o telhado antigo, é bom ficar atento aos materiais necessários para a construção, tais como forro de feltro e borda de gotejamento.

Como fazer o cálculo dos materiais para o telhado?

1. Qual a metragem quadrada do telhado?

Para descobrir a metragem do espaço que será coberto basta medir o comprimento e a largura do local e multiplicar os valores. Caso o espaço tenha mais de uma parte de diferente tamanho, divida-o em retângulos ou quadrados, multiplique a largura pela altura de todos os retângulos, some os valores e só então você terá a área total do espaço.

2. Quantas telhas são necessárias?

Geralmente são necessários três molhos de telhas com 3 abas para cobrir um metro quadrado. Dessa forma basta multiplicar a metragem quadrada por 3 e você obterá o número de molhos de telhas.

3. Não desperdice

Após ter o número de telhas que serão usadas, adicione 10% do valor estimado para compensar aquilo que será perdido nos cortes. Caso o telhado tenha depressões ou ancas, é recomendado que se acrescente 15%, pois os cortes e adaptações serão maiores.

4. Calculando a membrana impermeável

Caso você vá instalar junto ao seu telhado uma membrana impermeável de feltro, ou também chamada de manta asfáltica, que garante a climatização do ambiente, é importante saber a metragem quadrada do telhado para definir quanta manta comprar.

5. Como medir a borda de gotejamento?

A borda de gotejamento ajuda a impedir que as extremidades do telhado apodreçam e estraguem e é importante para evitar o acúmulo de umidade. Para saber o quanto de borda será necessário, é preciso ter as medidas das beiradas do telhado (extremidades laterais e inferiores) e a inclinação.

6. Quantos pregos serão necessários?

Dependendo do tipo de telha que será aplicada, serão necessários pregos para afixá-las. Esses telhados são bastante comuns em arquiteturas padrões americanos ou europeus, que não utilizam telhas cerâmicas. Normalmente é preciso usar 4 pregos por telha. No total serão 320 pregos por metro quadrado.

Por segurança, dependendo da inclinação do telhado e do local de instalação, é recomendado o uso de 6 pregos por telha, para evitar que ventos fortes movam as peças. Nesse caso, 480 pregos são suficientes por metro quadrado. Além disso é preciso pensar também no tamanho do prego. Ele deve ter tamanho superior a ¾ da telha.

Depois de todas essas dicas é hora de pôr a mão na massa e escolher o tipo certo de telha para o estilo da sua construção e que melhor atenderá aos seus requisitos. Um passo importante é sempre esclarecer as dúvidas com os vendedores da loja.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*