Publicado em 28/01/17 por Distel Telhas

Como consertar um vazamento no telhado?

Um telhado é composto de estruturas básicas que garantem a sua boa qualidade. As três estruturas principais são: a força dos suportes, a distribuição da carga nos mesmos e a conexão entre as partes, envolvendo a impermeabilização do telhado e a fixação das telhas.

A água, porém, torna-se um inimigo, quando se apresenta na forma de chuvas fortes acompanhadas de ventos e granizo. Estes fatores podem, eventualmente, estragar o seu telhado, trazendo goteiras e vazamentos.

Alguns ‘’especialistas’’ sugerem que, em casos como estes, seja feita a troca das telhas. Porém, antes de qualquer coisa, é preciso que o problema seja identificado, pois pode se tratar de um grave dano estrutural por carga, ou apenas uma telha mal encaixada.

O problema deve sempre vir acompanhado de um diagnóstico feito por um profissional qualificado. A Distel disponibiliza, neste artigo, possíveis causas de vazamentos e como estes inconvenientes podem ser resolvidos.

1. Em época de chuva: não faça nada!

Em épocas de tempo instável, aconselhamos que você não faça nada, pois mesmo os danos estruturais necessitam de tempo estável para serem reparados com segurança e qualidade.

Caso suas telhas tenham sido quebradas devido a um vento forte, solicite que um profissional vá cobrir o seu telhado com lonas. Caso você esteja com uma laje gravemente infiltrada, espere que o tempo se estabilize e passe uma tinta ou massa impermeabilizante sobre a laje.

Infiltrações e goteiras são de fato desesperadoras, mas antes de qualquer coisa, consulte um profissional para que ele faça um diagnóstico seguro do caso.

2. Meu telhado tem goteiras, mas nem sequer está chovendo.

Você sabia que goteiras não estão sempre relacionadas à água? Como assim?

Telha: Uma infiltração, embora pareça inofensiva, pode causar oxidação em toda a estrutura do seu telhado, fazendo com que este apodreça. Em consequência, infestação de insetos, mofo e bolor podem aparecer.

Essa infiltração, quando em níveis mais graves, pode causar goteiras, devido ao fato de ter umedecido toda a estrutura.

Insetos e outros animais: Muitos animais podem encontrar em seu telhado, um lar e, atacando toda sua estrutura e provocando vazamentos.

Falha de projeto: Dentre muitas causas de infiltrações em telhados, esta é, sem dúvidas, a mais comum. Pode ser que a escolha das telhas não tenha sido apropriada para o projeto, ou a impermeabilização das calhas não devidamente executada.

Erros podem ser corrigidos separadamente com facilidade, mas caso a estrutura do projeto não seja inteiramente corrigida, problemas vão acontecer regularmente.

3. Meu telhado está vazando: o que fazer?

Primeiramente, fique calmo e não tente fazer nada por conta própria, combinado? A médio ou longo prazo, você percebe que solicitar a ajuda de um técnico em edificações ou um engenheiro civil é muito mais econômico. Além de ser muito mais seguro, é claro. Se os problemas no telhado aparecem hoje, é porque a falha no projeto já aconteceu. Muitas vezes, corrigir as falhas leva mais tempo que começar do zero. Vamos conferir uma lista de verificação e reparos para problemas que causam vazamentos e goteiras:

Verificação das telhas: A verificação das telhas deve ser iniciada pela parte superior do telhado (pelas telhas). Procure por vazamentos, acúmulo de sujeira ou lodo, buracos etc.

  • Certifique-se de que as telhas estejam sobrepostas de maneira correta, especialmente se forem telhas de barro;
  • Verifique as calhas, faça uma limpeza de manutenção e teste o caimento de água com uma mangueira;
  • Caso a calha seja muito pequena e apresente problemas de drenagem e caimento, troque-as por completo;
  • O mesmo teste de água deve ser feito nos rufos, curvas e todo o encanamento de drenagem pluvial;
  • Troque todas as telhas que estejam quebradas.

Verificação do suporte: Na verificação do suporte do telhado, é preciso verificar se o telhado está fora do esquadro ou com pouca caída. Estes problemas estão diretamente relacionados à problemas estruturais.

Em muitos casos, a estrutura pode ceder devido ao peso das telhas, causando ‘’barrigas’’ na estrutura, tirando as telhas do lugar. Estas barrigas podem causar o acúmulo de água, pesando ainda mais o telhado.

Dependendo do problema, pode ser que a troca de todo o telhado seja necessária, ou no mínimo, a troca de todas as telhas, por outras que sejam mais leves.

Verificação das ‘’juntas’’: Todos os impermeabilizantes usados em rufos, calhas, canos e juntas das telhas, tais como silicone, veda calha, soldas, borrachas etc devem ser devidamente verificados.

Telhados de metal apresentam a solda mais eficiente do que o silicone ou veda calha. Em caso de telhas de barro amianto, use uma manta em qualquer tipo de junção entre as telhas. Prefira que um profissional faça o encaixe de fixação de cada telha.

Verificação hidráulica: A verificação de todos os canos de distribuição de água da caixa d’água e das águas pluviais é indispensável. Canos podem criar pontos vulneráveis de infiltração, que necessitam ser corrigidos para evitar que as infiltrações piores.

A Distel conta com profissionais especializados e produtos de qualidade, tais como telhas de vidro, telhas pet, blocos de vidro, elementos vazados e muitos mais. Solicite um orçamento sem compromisso!

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*
Solicite um orçamento Sem compromisso