Nos últimos anos cresce o número de empresas que estão preocupadas com o meio ambiente. Trata-se de um movimento natural, percebido especialmente depois do grande processo de industrialização que a sociedade sofreu e que permitiu que chegássemos onde chegamos. Com isso, hoje em dia muitos produtos ganharam versões ecológicas e sustentáveis, justamente com o principal objetivo de reduzir o impacto causado no Planeta Terra em virtude desta produção.

A construção foi uma indústria que conseguiu integrar nos seus processos uma série de produtos que foram feitos de maneira sustentável. E um destes objetos é muito utilizado nas construções das casas, que são as telhas, que servem justamente para proteger o interior da casa, impedindo que a agua da chuva entre, ou que o os raios solares entrem diretamente no interior da residência.

As chamadas telhas ecológicas já podem ser encontradas em praticamente todos os estados brasileiros e são feitas de uma forma diferente das telhas convencionais. A principal mudança realizada são nos materiais destas telhas, que são feitas utilizando as chamadas fibras naturais. As telhas sustentáveis também podem ser feitas utilizando material completamente reciclado. Confira algumas diferenças entre os tipos de telhas ecológicas existentes no mercado:

Telhas de fibras

Este tipo de telha é feita com um material feito a partir de uma base de fibras vegetais, encontradas na natureza. Assim, para se fabricar uma telha deste tipo são utilizadas fibras de madeiras, dentre elas o pinho e também o eucalipto, e também de não-madeiras como o sisal, a bananeira e o coco. Estas telhas exigem que a pessoa tenha uma construção que conte com uma maior estrutura de sustentação, já que ela é feita com um material mais pesado e menos flexível.

Telhas de material reciclado

Já as telhas feitas com material reciclado são criadas a partir de um material que se utiliza de diversos itens para compor o resultado final, como papel, asfalto e também resina. Este tipo de telha acaba sendo mais interessante do que as primeiras porque são mais resistentes a chuvas de granizo, por exemplo. Mas costumam ser um pouco mais caras.

Compartilhe

Faça uma pergunta
0 Perguntas
Pergunta:

*